13 de dezembro INL – International Iberian Nanotechnology Laboratory

 

A Sociedade Portuguesa de Materiais – SPM promoveu, no passado dia 13 de dezembro, um Seminário sobre a temática Nanotecnologias em Portugal: Ciência, Empresas, Sociedade destinado a investigadores, alunos, empresas e sociedade civil em geral. Realizou-se na cidade de Braga e levou ao INL –  International Iberian Nanotechnology Laboratory cerca de 120 participantes.

Pretendeu-se com o referido seminário dar continuidade a uma iniciativa da direção da SPM, que tenciona realizar anualmente um seminário sobre um tema que considera relevante para a sociedade civil e organizar um debate com atores de relevo sobre a temática escolhida.

A primeira iniciativa teve lugar em Lisboa na Ordem dos Engenheiros sobre a temática Materiais e Energia, organizada pelo Engenheiro Luís Gil da Direção SPM e pelo Professor Doutor Jorge Frade da Universidade Aveiro.

Estas iniciativas decorrerão todos os meses de dezembro, em locais diferentes do país, de forma a alcançar um publico diversificado e procuram ser o mais abrangentes possível.

A sessão, organizada pela Professora Doutora Sandra Carvalho (Universidade do Minho e membro da direção SPM) e o Professor Doutor Paulo Ferreira (INL / UT Austin) decorreu entre as 14 e 18 horas, realizando-se uma visita ao INL no final do dia.

Lars Montelius, diretor-geral do INL, realizou uma palestra sobre a importância da nanotecnologia nos diferentes sectores, relevando a importância que a nanotecnologia terá na resolução dos desafios da sociedade. Seguiu-se Luís Filipe Lages, Professor Catedrático da Nova SBE e criador da VCW – Value Creation Wheel, que explorou a temática Nanotecnologia: impacto económico e social.

Seguidamente, realizou-se um debate sobre a temática O que mudou em Portugal com a Nanotecnologia: perspetiva da Indústria, moderado pela Investigadora no Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra Paula Nogueira. 

Bruno Figueiredo (Graphenest); António Brás da Costa (CENTI), José Carlos Lopes (FEUP / Fluidinova); Jorge Lino (Vice-Presidente SPM) e Paulo Ferreira (INL / UT Austin) formaram o painel de convidados. Os participantes tiveram oportunidade de colocar várias questões aos convidados, tendo sido bastante dinâmica e claramente do interesse dos presentes. 

Durante as notas finais, a Professora Doutora Sandra Carvalho, realçou que durante todo o seminário, a palavra #Materiais esteve em destaque e que a SPM pretende desempenhar um papel cada vez mais interveniente na interligação entre a Ciência, Empresas e Sociedade.

 

 

Please follow and like us: